Benefícios da higienização com troca da pasta térmica
São muitos os benefícios da higienização com troca da pasta térmica. Conforme o tempo passa, é natural que a sua máquina acumule poeira e comprometa o funcionamento de coolers, causando o aquecimento do aparelho. Já a pasta térmica, após algum tempo, pode não funcionar de maneira adequada, causando uma série de problemas.
Continue a leitura e descubra como a higienização interna e a troca da pasta térmica podem melhorar o desempenho da sua máquina.
Por que e quando fazer a higienização interna do computador?
A higienização interna faz parte da manutenção preventiva do computador e não é necessário esperar acontecer algum problema para fazê-la. Imagine que você possui um item parado na sua casa, em um lugar alto e quase nunca é limpo. Quando alguém resolve limpar, uma grande quantidade de sujeira se acumulou ali e é isso que acontece com a parte interna do computador ou notebook.
Engana-se quem pensa que a limpeza interna é necessária só quando um cooler deixa de funcionar por conta da sujeira e que esse processo leva anos para acontecer. Apenas um pouco de poeira é capaz de afetar o desempenho do seu computador, especialmente por proporcionar mais aquecimento durante o uso.
Você já ouviu falar que não é recomendado utilizar notebooks em superfícies com toalhas ou cobertores, não é mesmo? Além de dificultar a saída de ar quente, os tecidos podem contribuir com a sujeira acumulada, afinal, soltam pequenos fragmentos que podem se instalar no interior do notebook e causar danos. Portanto, a higienização interna deve fazer parte da manutenção preventiva de forma periódica!
Benefícios da higienização com troca da pasta térmica
Já a higienização juntamente com a troca da pasta térmica é recomendada quando o computador está esquentando em excesso, mesmo com o pleno funcionamento do cooler. A pasta térmica é um componente que fica entre o cooler e o processador, sendo mais um recurso que promove o resfriamento do aparelho. Veja os benefícios:
- Ajuda a espalhar e dissipar o calor;
- Ao resfriar o aparelho, seu desempenho se torna melhor;
- Evita interrupções abruptas, como o desligamento da máquina ou o fechamento inesperado de programas por causa do calor;
- Aumenta a vida útil do seu computador, prevenindo danos no processador.
São muitos os benefícios, não é mesmo? Mas você pode estar se perguntando quando é recomendável fazer esse tipo de higienização. É preciso saber que há diferentes composições de pasta térmica e a troca dela vai depender do material.
Para as pastas térmicas feitas com óxido de zinco e silicone, o tempo recomendado para a troca é uma vez ao ano, juntamente com a higienização interna. Embora a pasta térmica possa ter uma duração superior a este período, a troca funciona de maneira preventiva, assim como a higienização interna da máquina.
Se a pasta térmica é de prata, ela é bem mais durável, sendo recomendável realizar a troca apenas após entre cinco e dez anos. Apesar destes tempos recomendados, há situações em que a troca ainda é recomendada, por exemplo, se o computador esquenta sem razões aparentes.
Sempre que o cooler é removido, também é recomendável realizar a troca. Então, se por algum motivo o cooler foi removido do processador para manutenção, limpeza ou troca, pode ser necessário trocar também a pasta térmica para melhorar o desempenho.
A higienização com troca da pasta térmica deve ser feita por quem entende do assunto. Conheça a Micro Import. Somos uma assistência técnica autorizada. Acesse nosso site e veja mais detalhes.