A importância do funcionamento do fan-cooler no computador, notebook e placa de vídeo.

A importância do funcionamento do fan-cooler no computador, Notebook e placa de vídeo

O controle da temperatura nos computadores é um fator de extrema importância. Afinal, a partir dele é possível garantir que o calor não prejudique o desempenho da sua máquina.

O fan-cooler no computador é responsável por uma série de funções ligadas ao desempenho. Continue a leitura e entenda a importância deste componente.

O que é um fan-cooler?

Os primeiros coolers existentes eram apenas placas metálicas, instaladas próximas do processador, para que ali houvesse uma reação física com o metal para dissipar o calor produzido. Hoje, a maior parte dos coolers possui o fan, uma espécie de ventilador, responsável por dissipar o calor produzido pelas máquinas.

Independentemente do modelo, a importância do fan-cooler no computador está em dissipar o calor e evitar o aquecimento da máquina. Com o avanço da tecnologia, designers e engenheiros responsáveis por projetar computadores perceberam que era possível eliminar o calor produzido.

Por se tratar de ar aquecido, uma maneira simples de dissipar a quentura foi justamente pela elaboração de ventiladores que eliminam o calor.

Por que o funcionamento do fan-cooler é importante?

Devido a intensa circulação de energia elétrica durante o uso de computadores e notebooks, a placa de vídeo e todo o processador tendem a aquecer. O superaquecimento pode provocar danos como sistema travado, demora para responder os comandos e até mesmo situações mais complexas, como a queima do processador.

Assim, a importância dessa peça é justamente na manutenção das funções vitais do computador ou placa de vídeo. Afinal, as altas temperaturas podem prejudicar diversos componentes da máquina, afetando sua performance e causando uma série de dores de cabeça ao usuário.

Sinais de problemas no cooler

Entendendo a importância dessa peça, é preciso garantir que seu funcionamento esteja operando de forma correta. O primeiro sinal de que algo está errado é quando, mesmo com o aparelho em aquecimento, não se escuta o barulho típico do cooler. Em alguns notebooks mais modernos, o ruído é mais baixo, mas ainda sim é possível escutá-lo.

Toda peça tem uma vida útil e pode ser que o cooler da sua máquina tenha atingido esse limite. Neste caso, procure uma assistência autorizada, que estará apta a realizar o diagnóstico e realizar a troca da peça, caso necessário.

Em alguns casos, o cooler pode não ligar apenas porque está sujo. Especialmente em computadores de mesa, em que o cooler fica no gabinete, que muitas vezes está próximo ao chão, é comum que a peça acumule sujeira. Assim como um ventilador, as hélices do fan-cooler no computador podem acumular poeira e deixar de girar.

Em alguns casos, o problema não está no fan-cooler, mas no próprio computador. Problemas no processador podem impedir a distribuição de energia e afetar o funcionamento de diversas peças, incluindo o fan-cooler.

É preciso ter cuidado ao realizar diagnósticos em casa e o mais recomendável é procurar uma assistência técnica especializada para resolver o seu problema. Tenha atenção aos sinais e se o seu computador estiver esquentando em excesso, pode haver um problema com o fan-cooler.

Conheça a Micro Import. Somos uma assistência técnica autorizada para Macbook, HP, Dell, Itautec, Beats e muito mais. Acesse nosso site e confira.

Avenida Independência, 299 - Ribeirão Preto-SP - CEP14020-010 - Tel: (16) 3211-7373 / (16) 3610-1626