Automação residencial: aprenda como deixar sua casa inteligente

Criamos este conteúdo exclusivo sobre automação residencial para que você aprenda como deixar sua casa inteligente. Confira!

Grande parte das cenas dos filmes de ficção científica já se tornou realidade. Que tal acender as luzes com uma palma, ou abrir a cortina com um comando de voz. Tudo isso pode se tornar realidade com o uso de ferramentas de automação residencial para tornar a sua casa um ambiente inteligente.

No passado os preços eram mais altos. Porém, hoje em dia é possível tornar a sua residência em uma casa inteligente com valores que começam em duzentos reais, investindo mais conforme as suas necessidades.

Comece pelos assistentes virtuais

Os smart speakers, ou assistentes virtuais por comando de voz, é o passo mais importante para a automação residencial, afinal, com eles é possível emparelhar diversos outros equipamentos de maneira simples e efetiva.

Basicamente, você dá a eles uma ordem e com uso da inteligência artificial e da internet das coisas, eles controlam todo o restante da casa. Por exemplo, basta solicitar que as luzes sejam apagadas, e se a lâmpada for compatível com o seu assistente, ela irá desligar.

Os mais populares do mercado são a Alexa, da Amazon, e o Google Assistente, portanto, os que possuem o maior número de equipamentos compatíveis. Porém, existem outros como a Siri da Apple.

Controle universal infravermelho

Mesmo com o avanço da busca por uma casa inteligente, muitos fabricantes ainda não se preocupam em mandar os produtos já adaptados de fábrica, como é o caso da maioria dos televisores e ares condicionados.

Os controles infravermelhos universais são parecidos com os assistentes virtuais. No entanto, eles não precisam da inteligência artificial. Eles reconhecem a sua voz e executam um comando como se fosse o controle da televisão, codificando essa ação em um raio infravermelho para que o equipamento funcione.

Pense em fechaduras eletrônicas

As fechaduras eletrônicas são as ferramentas mais importantes quando falamos em segurança na automação residencial. Afinal, ninguém gosta de carregar o molho de chaves para todos os lados, e isso também não é tão seguro.

Com as fechaduras inteligentes é possível abrir portas com a impressão digital, controle remoto, pelo smartphone, códigos de acesso, ou até mesmo pelas chaves tradicionais, conforme o modelo.

O seu preço varia de acordo com o fabricante, o design escolhido e as necessidades atendidas pelo sistema.

Invista em uma central de automação

Os assistentes de voz na maioria das vezes cumprem esse papel, no entanto, é fundamental contar com interruptores inteligentes e uma central de automação para unificar as funcionalidades de todos os equipamentos instalados.

Em uma única interface, é possível juntar as configurações de iluminação, do ar condicionado, da abertura de janelas e cortinas, assim como diversas outras funções, de acordo com o tipo de sistema escolhido.

Além disso, é uma maneira extremamente elegante e moderna de acabar com uma infinidade de fios e botões espalhados por toda a casa.

Gostou desse conteúdo?

Acesse a nossa página para mais materiais exclusivos sobre tecnologia e inovação que podem ajudá-lo!

Avenida Independência, 299 - Ribeirão Preto-SP - CEP14020-010 - Tel: (16) 3211-7373 / (16) 3610-1626