Saiba como garantir a internet em todos os ambientes da sua casa

Quedas e falhas de conexão fazem parte da rotina de quem trabalha ou se diverte através da internet todos os dias. A instabilidade pode, no entanto, prejudicar downloads e comunicações. E como resolver o problema da falta de internet em todos os cantos da casa?

Em uma pesquisa referente ao ano de 2019, o IBGE revelou que 82,7% dos domicílios brasileiros possuem internet. Isso significa que 8 a cada 10 casas tem acesso à web. Seja pelo celular, computador ou tablet, o mundo virtual vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano da população.

Hoje, a maioria das casas precisa de conexão Wi-Fi estável que atenda as necessidades de quem trabalha, estuda ou apenas busca distração sem deixar o conforto do lar. Existem estratégias que ajudam a melhorar a condição do sinal no ambiente doméstico.

A seguir, preparamos uma lista com dicas para você saber como garantir a internet em todos os ambientes da sua casa.

Verifique a localização do seu roteador

Disponível no mercado em diversos modelos, o roteador cumpre, no entanto, uma única função: enviar o sinal de internet sem fio para todo o ambiente. Através de ondas eletromagnéticas redirecionadas por antenas, faz com que a tendência seja: quanto mais perto do roteador, melhor o sinal.

Apesar disso, nem sempre é possível estar colado ao equipamento. Para melhorar o sinal de internet pela casa, opte por colocar o roteador no cômodo que mais utiliza durante o dia. Opte por lugares mais altos, longe de telefones, espelhos, aparelhos que emitam micro-ondas ou outros objetos que possam interferir no sinal.

Mude a frequência do roteador para melhorar o sinal

A inconsistência na internet sem fio também pode se resolvida alterando a frequência do sinal. Em geral, roteadores dual-band oferecem um melhor funcionamento por permitirem conexão simultânea às frequências de 2,4GHz e 5GHz.

Apesar de a frequência de 5GHz ser mais rápida e sofrer com menos interferências, o alcance do sinal é um pouco menor. Isso obriga o consumidor a buscar outras alternativas.

Sem sinal de internet em casa? Reinicie o roteador.

Reiniciar o roteador é um passo simples, mas que pode ser extremamente útil. Os componentes do equipamento, quando em funcionamento por muitas horas seguidas, podem acabar aquecendo demais e prejudicando o desempenho do aparelho.

Quando a rede não estiver em uso, experimente desligar o roteador. Se não for possível, reinicie o roteador sempre que possível, dando ao equipamento um breve intervalo para resfriar pode ajudar a reiniciar a conexão e consequentemente, melhorá-la.

Observe a necessidade de utilizar um repetidor de sinal

Se mesmo com as dicas anteriores, a sua casa ainda tem espaços sem internet, invista em um repetidor de sinal. Essa é uma das formas mais eficazes de burlar a limitação de alcance do sinal dos roteadores e levar internet a todos os ambientes da sua casa.

Você pode utilizar mais de um repetidor de sinal, e para saber a melhor forma de utilizar esse e outros tipos de equipamento, você pode consultar um especialista.

Somos especialistas em tecnologia!

Para saber mais, conheça a Micro Import e as melhores soluções em aparelhos e assistência técnica.

Avenida Independência, 299 - Ribeirão Preto-SP - CEP14020-010 - Tel: (16) 3211-7373 / (16) 3610-1626