Em tempos em que a tecnologia não para de avançar, ter um notebook cujo desempenho responda à altura às expectativas de rapidez e armazenamento é essencial para trabalhar melhor e de maneira mais ágil. Uma das opções para aumentar a rapidez do notebook é trocar o HD por SSD.
Aliás, você sabe a diferença entre HD e SSD?
Ambos, HD e SSD são unidades de armazenamento. Embora possuam a mesma função de armazenamento e leitura de dados, o HD costuma ser menos rápido que o SSD. Veja algumas diferenças:
- HD – possuir menor preço de aquisição, vida útil mais longa se comparada à do SSD, usa tecnologia considerada “antiga” e consomem mais energia;
- SSD – permite acesso mais rápido aos dados armazenados, é silencioso e mais resistente que o HD, suporta maiores temperaturas (cerca de 70°) e consome menos energia.
E como funciona cada uma das tecnologias?
O HD surgiu no século XX e o nome tem origem no termo Hard Disk Drive, por isso também é chamado HDD. Conhecido também como disco rígido, o HD mantém as informações armazenadas mesmo que o computador esteja desligado. É um componente formado por discos duros que podem ser de alumínio, vidro ou cerâmica – nesses discos é onde as informações são armazenadas.
Já o SSD, cuja sigla tem origem no nome Solid-State Drive ou Unidade de Estado Sólido, é um dispositivo de armazenamento que não possui partes móveis, cumpre as mesmas funções do HD só que com muito mais que o dobro de rapidez. Ao contrário do HD, o SSD não possui nenhum disco, seus circuitos são integrados. Seu processamento ágil, fez com que o armazenamento SSD se tornasse tão popular entre quem busca computadores mais rápidos.
Apesar da diferença entre as tecnologias, o HD tradicional continua popular já que é o armazenamento mais comum entre os eletrônicos devido ao preço acessível. Para notebooks, o uso do SSD é uma excelente opção já que torna o uso muito mais agradável. Atualmente, a maioria dos laptops já saem de fábrica prontos para receber um SSD para otimizar o funcionamento.
Por que optar pelo SSD no seu notebook?
O SSD, apesar de possuir pouco espaço de armazenamento se comparado ao HD ao qual já estamos habituados, ele tem velocidade muito superior aos demais dispositivos, podendo chegar a ser até 10 vezes mais rápido que o concorrente.
Ou seja, contra a lentidão dos notebooks e computadores, o armazenamento SSD se apresenta como a melhor solução.
Apesar do preço elevado – em comparação ao HD – o SSD em vida útil que pode superar os 10 anos de uso se não sofrer nenhum tipo de problema de temperatura ou danos pelo uso. Com preços que variam de R$170 até R$1.000,00 – ou mais, o SSD pode ser instalado diretamente no laptop ou adquirido no modelo armazenamento externo.
De ambas as formas, o SSD, instalado para uso em conjunto com o HD ou individualmente, é uma excelente forma de melhorar a usabilidade do seu notebook e tornar a experiência mais agradável graças à rapidez que ele traz ao aparelho.
Na dúvida, conte com a Microimport. Fale com um de nossos especialistas.