Como fazer backup e recuperação de dos perdidos

Como fazer backup e recuperação de dados perdidos em notebooks e celulares? Celulares e notebook deixaram de ser acessórios e se tornaram parte fundamental do nosso dia. Com eles trabalhamos, conversamos e guardamos arquivos importantes. Por isso é preciso sempre ter um backup e saber como recuperar dados caso sejam deletados.

Atualmente temos opções off-line e online que nos ajudam nessa tarefa. Seja para preservar informações pessoais, ou mesmo para os documentos da sua empresa. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar a guardar com segurança seus dados digitais.

Fazendo o backup

Trata-se de fazer cópias de segurança dos arquivos que estão no computador ou mesmo no celular. Através do backup o usuário pode preservar arquivos e restaurá-los, caso haja a perda da fonte original.

O indicado é fazer a ação de forma regular, assim o backup estará sempre atualizado, evitando ocasionais perdas. Ele auxilia caso seu aparelho sofra algum dano, seja afetado por algum tipo de vírus ou mesmo sofra modificações de terceiros.

Em uma mídia física

As cópias podem ser feitas de forma simples em prática em mídias físicas.

Uma opção são os CDs e DVDs, mas atualmente o tamanho e quantidade de arquivos pode demandar muitos para que seja feita a recuperação. É importante também lembrar que essas mídias podem sofrer danos facilmente.

Por isso, atualmente temos opções mais interessantes, como pen drives. Trata-se de dispositivos mais versáteis que podem ser facilmente manuseados e levados para diversos lugares facilmente.

Do mesmo modo, HDs externos podem ser usados também para o backup. Também de fácil manuseio e com grande capacidade de armazenamento, auxiliando na cópia de uma grande quantidade de arquivos e dados.

Na nuvem

Utilizar serviços online de armazenamento é uma alternativa. Afinal eles são acessíveis de qualquer lugar onde haja conexão com a internet, não precisando levar dispositivos que podem ser perdidos ou danificados pelo caminho.

Assim, os serviços em nuvem oferecidos por empresas como o Google e a Microsoft podem ajudar nessa tarefa. Podem ser encontrados planos gratuitos de armazenamento em nuvem, mas caso seja necessário mais espaço é possível contratar planos mensais.

Recuperando dados no notebook

Caso você tenha apagado o arquivo de seu notebook, mandando-o para a lixeira, a recuperação pode ser feita rapidamente. Basta acessar a respectiva pasta, selecionar o arquivo excluído e clicar na restauração dele.

No entanto, se o arquivo foi excluído da lixeira, o processo de recuperação pode ser um pouco mais trabalhoso. Podendo ser realizado através de programas que fazem a recuperação de dados ou restauração de sistema.

Uma opção é procurar ajuda técnica especializada. Com empresas e profissionais da área que podem recuperar o arquivo, sem danificar o sistema do notebook ou mesmo perder outras informações importantes no dispositivo.

E no celular?

Outro problema é quando deletamos arquivos no celular, no entanto, atualmente temos algumas opções de programas e aplicativos que podem ajudar na recuperação. Uma solução é conectar o aparelho ou computador e tentar recuperar através de um software.

Algumas opções disponíveis online são programas como o Recuva, o 7-Data Recovery e o File Scavenger. Também temos aplicativos como o Undeleter e o DiskDigger que trabalham na recuperação de fotos e arquivos.

Conclusão

Prevenir a perda de arquivos e informações importantes é fundamental no meio digital, por isso, sempre indica-se fazer backups. Essas cópias de segurança podem ser realizadas tanto em mídias físicas ou serviços de armazenamento em nuvem.

No entanto, caso os arquivos sejam excluídos, há a possibilidade de recuperá-los ainda na lixeira ou através de programas que ajudam na recuperação, sendo aconselhado a busca por profissionais especializados para auxiliar nessa tarefa.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe!

Qualquer dúvida entre em contato conosco !!

Avenida Independência, 299 - Ribeirão Preto-SP - CEP14020-010 - Tel: (16) 3211-7373 / (16) 3610-1626