Quais as diferenças entre as telas LCD e LED em notebooks? LCD ou LED? Seja por qual motivo, quando precisamos adquirir um novo notebook é necessário conferir as descrições técnicas do produto, para assim saber se aquele modelo atende as nossas necessidades de uso.
Entre as diversas características, a tela é um fator importante. As diferentes siglas dizem respeito a estrutura, material utilizado e o tipo de luz que recebe para emitir as imagens. Todos esses fatores interferem na qualidade, nitidez e brilho da imagem.
Confira conosco o que é a tela LCD e LED e quais as principais diferenças entre elas!
Características do LCD e LED
Antigos monitores de tubo utilizavam raios catódicos (CRT) para emitir a imagem. Com a chegada do LCD (Display de Cristal Líquido), o CRT foi substituído. No LCD, correntes elétricas estimulam as partículas que absorvem padrões, bloqueando ou permitindo a passagem de luz.
O LCD necessita de uma fonte de luz na parte de trás, para projetar a imagem, já que funciona através de cores projetadas em uma transparência. Geralmente, telas de notebooks LCD são iluminadas por lâmpadas fluorescentes (CCFL), que através da emissão de luz branca iluminam as células de cores primárias (verde, azul e vermelho).
Já o LED (Diodo Emissor de Luz) inventado em 1927 por Oleg Vladimirovich Losev, um físico russo, é utilizado desde 2005, como backlight (luz de fundo) em telas de notebooks, por ser um semicondutor de corrente elétrica que emite luz durante este processo.
Principais diferenças entre LCD e LED
As principais diferenças entre as telas LCD e LED em notebooks. Agora que conhecemos sobre o que é e como funciona estes diferentes tipos de telas de notebook, saibamos que o LCD é a tecnologia presente em praticamente todos os aparelhos hoje. Mas quando encontramos frases como “monitor com tela LCD ou tela LED”, a diferença de nomenclatura se refere ao tipo de iluminação backlight utilizada, já que a tela de cristal líquido necessita de uma fonte de luz de fundo para exibir a imagem.
Uma tela LCD é aquela que tem como backlight uma lâmpada fluorescente de Cátodo Frio (CCFL). Estas lâmpadas são formadas por um tubo de vidro revestido por um material cuja base é o fósforo, e filamentos de eletrodos nas extremidades. Estes modelos apresentam uma série de desvantagens, entre elas:
- Ângulo de visão reduzido;
- Iluminação mínima com redução de contraste;
- Deformação da imagem, consequência da falta de uniformidade da luz;
- Consome mais energia;
- Com o tempo, a tela perde o brilho e escurece.
Enquanto a tela LED, é a que usa lâmpadas LED’s como backlight. A iluminação, neste caso, pode ser de dois tipos: Edge-lit ou Local-dimming. No primeiro, os LED’s fornecem luz para o centro da tela, já que estão dispostos nas laterais.
Também chamadas de Full Led, nas telas LED Local-dimming, a iluminação é distribuída por inteiro na tela, através de grades. Os LED’s podem ser acesos ou apagados individualmente em cada local, gerando cores mais naturais.
De modo geral as vantagens do LED em relação ao LCD são:
- Menor consumo de energia;
- Tela mais leve, fina e duradoura;
- Cores mais nítidas, com maior brilho e contraste.
Gostou do conteúdo? Precisa de ajuda com o seu notebook, entre em contato conosco!