Durabilidade, vida útil e ciclos da bateria do Macbook

Durabilidade, vida útil e ciclos da bateria do Macbook

Durabilidade, vida útil e ciclos da bateria em dispositivos móveis são temas que despertam grande interesse. Afinal, há muitos mitos sobre o assunto, bem como dúvidas sobre como prolongar a vida útil desses aparelhos. Especialmente quando falamos sobre a bateria do Macbook, os usuários possuem diversas dúvidas. Por isso, continue a leitura e saiba mais sobre durabilidade, vida útil e ciclos da bateria do Macbook.

Funcionamento e vida útil da bateria do Macbook

Quando comparada com a concorrência, a bateria do Macbook tem um ótimo desempenho, tanto na durabilidade como na vida útil. Os aparelhos mais recentes são compostos por polímeros de lítio, enquanto os anteriores são compostos por íons de lítio, mas a diferença entre os dois é mínima. A vida útil da bateria do Macbook é determinada pela quantidade de ciclos de bateria.

Sendo assim, quanto maior a contagem de ciclos de bateria, menor será a sua vida útil. A Apple garante até 1000 ciclos de recarga, sem que a bateria perca sua capacidade completa. Após esse número a bateria ainda funcionará, mas é um indicativo de que ela pode perder parte da sua capacidade. Ou seja, gradativamente ela passará a não reter 100% da carga, até precisar ser trocada.

A vida útil da bateria do Macbook, considerando 100% da sua capacidade, é de 6 anos. É bem maior se comparada com concorrentes, que costumam operar com sua capacidade média em cerca de apenas 3 anos.

O que são ciclos da bateria do Macbook?

Um ciclo de bateria é contado toda vez que a bateria do Macbook é completamente recarregada. O uso da capacidade da bateria movimenta os íons ou polímeros de lítio, que com o passar do tempo, perdem gradativamente sua capacidade. É por isso que a cada vez que a bateria é recarregada, ela perde um pouco de sua vida útil.

Quer ter acesso ao número de ciclos da bateria do seu Macbook? Acesse o menu Apple, depois clique em “sobre este Mac” > “relatório do sistema” > “alimentação” > e encontre o número no item “contagem de ciclo”. Quanto maior for o número, mais próximo do fim da vida útil está a bateria do Macbook. Lembrando que a Apple garante até 1000 ciclos antes que a bateria comece a perder sua capacidade.

Como aumentar a durabilidade da sua bateria

Os modelos mais recentes de Macbook costumam ter até 16 horas de autonomia longe do carregador. Já a sua vida útil costuma ultrapassar os 6 anos. Apesar disso, alguns cuidados podem garantir uma durabilidade maior do seu aparelho.

A exposição ao calor, por exemplo, é um dos fatores que prejudicam a durabilidade e vida útil da bateria. Em um país tropical como o Brasil, é recomendável manter o aparelho em um ambiente fresco e não utilizar em cima de tecidos, toalhas ou mesmo no colo para não esquentar em excesso. O calor provocado pelo uso de programas pesados, no entanto, não compromete a bateria, de acordo com a Apple.

+ Treinamento para usuários de Macbook

Outra dica importante é não utilizar cabos e fontes falsificados. Além de comprometer a bateria do aparelho, podem causar outros danos na performance. Portanto, não economize com esses itens.

Uma crença muito comum relacionada às baterias de notebooks é que elas devem passar o tempo todo na tomada para serem preservadas. Ou o oposto: que só devem ser recarregadas quando estiverem consumidas, para não viciar. A bateria de lítio do Macbook não vicia e a melhor opção de uso para preservar a peça é o meio termo entre as duas opções.

Calma que explicamos! Você pode utilizar o seu Macbook com o carregador boa parte do tempo, mas os íons de lítio precisam se movimentar para garantir sua usabilidade. Portanto, uma boa opção é deixar plugado no carregador durante o seu expediente e tirar da tomada em alguns períodos, como por exemplo, durante o horário de almoço. É ideal que a bateria consuma pelo menos 10 ou 15% constantemente.

Caso a sua bateria tenha chegado ao fim da vida útil ou tenha qualquer problema, é preciso consultar uma assistência especializada e de confiança. A Micro Import possui assistência autorizada para Macbook, entre em contato conosco e vamos te ajudar!

Avenida Independência, 299 - Ribeirão Preto-SP - CEP14020-010 - Tel: (16) 3211-7373 / (16) 3610-1626