Como funciona e para que serve a Placa mãe , motherboard ou logic-board em computadores, notebooks tablets e smartphones.

A placa mãe é basicamente o cérebro que comanda os celulares, computadores, notebook e outras tecnologias. Ela é responsável por unir todos os componentes, organizando e equilibrando cada uma das peças que compõe o produto.

Diferentes máquinas, diferentes placas

Quando analisamos aparelho por aparelho, as placas possuem suas pequenas diferenças. Começando pelos celulares, eles seguem praticamente o mesmo padrão. O que difere é o ano/modelo do aparelho. Quanto mais novo e mais tecnologia ele possui, melhor tem de ser a placa para suportar suas funcionalidades, mas mantendo seu “tamanho padrão”.

É difícil dizer se os celulares são ou não os mais propensos a ter problemas na placa mãe, já que o uso dos aparelhos é extremamente elevado. O funcionamento, usabilidade e durabilidade dependem única e exclusivamente das empresas que podem entregar produtos de alta ou baixa qualidade.

Nos computadores é que sentimos a grande diferença. Um computador básico, por exemplo, utiliza a fonte, cooler, memória RAM, armazenamento em HD ou SSD, placa de vídeo on-board (placa integrada com a placa mãe) e processador para funcionar sem maiores problemas. Uma placa mãe simples consegue “unir” todos os componentes e garantir o funcionamento.

A partir do momento em que começamos a pensar mais alto, como na montagem de um computador para usar programas de edições pesados ou para jogos, já surge a necessidade da mudança da placa. Placas mais caras, com suporte para fontes mais potentes, soquetes para o encaixe de mais memórias RAM, um processador de melhor qualidade, encaixe para uma placa de vídeo off-board (placas que são compradas separadas e acopladas à placa mãe), cooler para melhor refrigeração de um sistema mais complexo e um armazenamento maior, são quase que obrigatórias nesses casos. Consequentemente, o custo para a montagem de um equipamento desse calibre é elevado, mas o retorno em questão de desempenho é inquestionável.

Os notebooks seguem praticamente a mesma linha de pensamento de um computador de mesa. A grande diferença fica por conta da limitação de peças que podem ser trocadas para dar um “upgrade” na máquina. Cada notebook possui seu modelo específico de placa mãe, não permitindo simplesmente uma troca por outro modelo melhor, já que os encaixes não seguirão o modelo-base do aparelho. As mudanças ficam limitadas a uma troca de HD/SSD ou memória RAM, para uma melhora de desempenho.

Assistência técnica

Computadores de mesa e notebooks são os mais propensos a terem problemas com a placa mãe. Em algumas situações, os usuários não entendem que para a melhora de uma máquina, é necessário alterar o “esqueleto” do produto. A troca de uma única peça de desempenho elevado e que não é suportado pela placa mãe pode levar ao defeito da placa e até mesmo da peça em questão. Por isso que é necessária a realização de pesquisas e estudos para saber se os componentes se aguentam ou não.

Já nos celulares, a troca de uma placa mãe é um trabalho mais simples. Muitos aparelhos trabalham com o mesmo modelo de placa mãe e facilitam o trabalho da assistência técnica.

Avenida Independência, 299 - Ribeirão Preto-SP - CEP14020-010 - Tel: (16) 3211-7373 / (16) 3610-1626