Confira os melhores aparelhos para a sua Internet Rural

As áreas rurais do Brasil contam com menos opções de internet do que as áreas urbanas. Embora a situação esteja passando por melhorias atualmente, os habitantes destas localidades ainda precisam pagar valores altos por serviços mais lentos e de qualidade inferior.

Entretanto, uma parte desde problema pode ser contornada escolhendo bons aparelhos para internet rural. A seguir, serão dadas algumas sugestões que funcionam com os principais tipos de conexão disponíveis para estas áreas.

Confira!

Os melhores aparelhos para internet rural

Antes de abordar os melhores aparelhos para internet rural, é preciso destacar quais são os principais tipos de conexão disponíveis para estas localidades:

  • Satélite: trata-se do tipo mais disponível para a internet rural, de modo que pode ser bastante fácil encontrar um provedor. Entretanto, é também o tipo mais lento;
  • DSL: com velocidades boas, o DSL é uma excelente opção. Porém, é importante destacar que ele pode não estar disponível para todas as áreas.

Veja mais detalhes sobre os aparelhos mais indicados para cada tipo de conexão a seguir:

Aparelhos para internet rural via satélite

A internet rural via satélite garante confiabilidade e velocidades superiores nestas localidades. Em termos de aparelhos, ela depende de uma antena física, que deve ser montada no telhado da residência para receber sinais do espaço.

O principal ponto forte da internet via satélite é a sua disponibilidade, visto que ela se faz presente em qualquer localidade da qual se possa ver o céu. Entretanto, os equipamentos têm custos bastante elevados e os contratos tendem a ter prazos mais longos, chegando a durar dois anos.

Aparelhos para internet rural DSL

Quando se fala sobre a internet rural DSL, é interessante destacar que ela vem passando por melhorias. Além disso, o seu funcionamento acontece através de um telefone fixo. Em geral, ela está disponível nas mesmas localidades que oferecem conexão via satélite.

É interessante ressaltar que mesmo que a conexão DSL use a linha telefônica para funcionar, ela não interrompe o seu funcionamento. Este tipo de conexão tende a ser mais rápido do que satélite, mas é importante pontuar que isso está condicionado ao plano contratado.

Também é importante esclarecer que o acesso pode ser prejudicado caso o usuário esteja mais afastado do ponto de acesso.

Alguns provedores de internet rural DSL e satélite

Caso você esteja em busca de provedores que possibilitem o acesso à internet em áreas rurais, a seguir poderá encontrar uma lista que conta com alguns serviços de qualidade.

ViaSat

Atuando em parceria com a Telebras, a ViaSat atende a todos os estados do Brasil e oferece serviços de qualidade desde 2019, o ano da sua entrada no território nacional. Atualmente, ela conta com planos que vão de 10mbps a 20mpbs.

HughesNet

Com mais de 4.8 milhões de sistemas entregues para clientes, a Hughes está presente em mais de cem países atualmente e oferece internet via satélite para regiões rurais por meio de tecnologias inovadoras e serviços gerenciados.

Tim

A Tim possui o plano Liberty Web Rural, voltado para a internet fixa e disponibilizado em franquias de 500MB por mês. A velocidade mínima de conexão é de 256kbps para download e 128kbps para upload. Quando o pacote ultrapassa a franquia, a velocidade é reduzida para 100kbps.

Gostou do conteúdo? Visite o nosso site para conhecer mais a respeito dos nossos serviços.

Avenida Independência, 299 - Ribeirão Preto-SP - CEP14020-010 - Tel: (16) 3211-7373 / (16) 3610-1626